domingo, 5 de junho de 2011

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA - MALTING

O processo de produção de cerveja consiste de nove componentes-chave: o feitio do malte (malting), o desbaste (milling), a mistura (mashing), a envasagem, o resfriamento, a fermentação, a maturação e a finalização.

Hoje, falarei sobre a primeira etapa.

O Malting é o processo de deixar a cevada pronta para a envasagem. Cada etapa do processo de maltagem libera os amigos ocultos na cevada.

Passo 1 (Steeping, ou "mergulho") - os grãos são adicionados a um tonel com água e deixados de molho por cerca de 40 horas.

Passo 2 (Germinação) - os grãos são então espalhados no chão da sala de germinação por cerca de cinco dias, quando as raízes começam a se formar. O objetivo da fermentação é fazer o amido dentro do grão se quebrar para atingir menor comprimento. No final dessa etapa o grão recebe a alcunha de malte verde.

Passo 3 (Kilning, ou secagem) - o malte ve rde agora passa por uma secagem em alta temperatura em um forno. É importante que os aumentos de temperatura sejam graduais para que as enzimas presentes no grão não sejam danificadas. Após a secagem, o resultado é o malte finalizado. Existem cinco tipos diferentes de malte: os maltes Pale (claros) são secados a baixas temperaturas; maltes MIld Ale são secados a temperaturas ligeiramente mais altas e produzem cor mais escura na cerveja pronta. As temperaturas mais altas são usadas para produzir maltes muito saborosos e aromáticos.

O próximo post será sobre a segunda etapa, o milling (ou desbaste).

Long live the beer!

Fonte: http://www.merchantduvin.com/pages/2_ale_university/aleu_brew_process.html

Nenhum comentário: