terça-feira, 27 de maio de 2008

10b) AMERICAN AMBER ALE


Aroma: baixo a moderado aroma de lúpulo vindo de uma lupulagem seca ou de adições tardias de variedades americanas de lúpulo já no recipiente metálico. Um caráter cítrico de lúpulo é comum, mas não requerido. Moderadamente baixa a moderadamente alta maltagem balanceia e algumas vezes mascara a apresentação de lúpulo, e usualmente mostra um moderado caráter de caramelo. Os ésteres variam de moderados a nenhum. Sem diacetil.
Aparência: coloração âmbar a marrom-acobreado. Espuma moderadamente grande e esbranquiçada, com boa retenção. Geralmente é bem clara, embora versões secas-lupuladas possam ser ligeiramente turvas.
Sabor: moderado a alto sabor de lúpulo de variedades americanas, que frequentemente mas não sempre apresentam qualidade cítrica. Sabores de malte são moderados a fortes e usualmente mostram uma doçura maltada inicial seguida de sabor moderado de caramelo (e algumas vezes outros tipos de malte em menor volume). O amargor de malte e lúpulo são usualmente balanceados e se auxiliam mutuamente. Ésteres frutados podem ser moderados ou nenhuns. Doçura de caramelo e sabor/amargor de lúpulo podem permanecer até um final médio a cheio. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio a médio-cheio. Carbonatação moderada a alta. Final geral suave sem adstringência, freqüentemente associado com altas taxas de lupulagem. Versões mais fortes podem ter ligeiro aquecimento alcoólico.
Impressão geral: é como uma American Pale Ale com mais corpo, maior riqueza de caramelo e um balanço mais em relação ao malte que aos lúpulos (embora as taxas de lúpulo possam ser significativas).
História: conhecidas simplesmente como Red Ales em algumas regiões, essas cervejas foram popularizadas nas regiões fãs de lúpulo situadas ao norte do estado da Califórnia e no nordeste do Pacífico, antes de se espalharem por todo o país.
Comentários: pode se sobrepor na coloração com as APA. Entretanto, as AAA diferem das APA não apenas por serem usualmente mais escuras na coloração, mas também por terem mais sabor de caramelo, mais corpo e usualmente serem balanceadas mais centralmente entre malte e amargor. Não deve ter forte presença de chocolate nem caráter tostado que possa sugerir uma American Brown Ale (embora pequenos volumes sejam aceitáveis).
Ingredientes: malte Pale Ale, tipicamente o American Two-row. Malte Crystal médio a escuro. Também pode conter grãos especiais que adicionem caráter extra e unicidade. Lúpulos americanos, frequentemente com sabores cítricos, são comuns embora outros também possam ser usados. A água pode variar em teor de sulfato e carbonato.
Estatísticas vitais:
IBUs: 25-40 SEM: 10-17 OG: 1.045-1.060 FG: 1.010-1.015 ABV: 4.5-6.2%
Exemplos comerciais: North Coast Red Seal Ale, Tröegs HopBack Amber Ale, eschutes Cinder Cone Red, Pyramid Broken Rake, St. Rogue Red Ale, Anderson Valley Boont Amber Ale, Lagunitas Censored Ale, Avery Redpoint Ale, McNeill’s Firehouse Amber Ale, Mendocino Red Tail Ale, Bell's Amber

Povoa a foto de hoje a North Coast Red Seal Ale, exemplar também encontrado em

http://www.ratebeer.com/beer/north-coast-red-seal-ale/675/

Continua amanhã a família American Ale com o subestilo American Brown Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: