quarta-feira, 28 de maio de 2008

10c) AMERICAN BROWN ALE


Aroma: maltada, doce e rica, frequentemente tem qualidades de chocolate, caramelo, nozes e/ou tostadas. O aroma de lúpulo vai tipicamente de baixo a moderado. Algumas interpretações do estilo podem apresentar aroma mais forte de lúpulo, caráter cítrico de lúpulo americano e/ou um fresco aroma seco-lupulado (todos são opcionais). Ésteres frutados vão de moderados a muito baixos. O caráter de malte escuro é mais robusto que o de outras Brown Ale, ainda que esteja longe de ser excessivamente semelhante ao de uma Porter. Malte e lúpulos são geralmente balanceados. Teor de diacetil vai de nenhum a moderadamente baixo.
Aparência: coloração marrom-claro a marrom bem escuro. Clara. Espuma baixa a moderadamente esbranquiçada a levemente bronze.
Sabor: média a alta maltagem (geralmente com sabores de caramelo, chocolate e/ou tostados), com amargor médio a médio-alto. O final médio a médio-seco confere um aftertaste que apresenta tanto malte como lúpulos. O sabor de lúpulo pode ir de leve a moderado e opcionalmente pode apresentar caráter cítrico. Muito baixa a moderada presença de ésteres frutados. Diacetil moderadamente baixo a nenhum.
Paladar: corpo médio a médio-cheio. Versões mais amargar podem ter uma impressão seca, lembrando resina. Carbonatação moderada a moderadamente alta. Versões mais fortes podem apresentar algum aquecimento alcoólico no final.
Impressão geral: pode ser considerada uma interpretação maior, mais maltada e mais lupulada de uma Brown Ale do norte da Inglaterra ou uma Porter menos maltada, frequentemente incluindo a presença de lúpulo com acento cítrico característico das variedades americanas de lúpulo.
História/comentários: uma cerveja marrom lupulada, de fortes sabores, originada por cervejeiros caseiros norte-americanos. Relacionada à American Pale e à American Amber Ale, embora com mais traços de caramelo e chocolate, que tende(m) a balancear amargor e final do lúpulo. Maior parte das American Brown comerciais não são tão agressivas quanto as versões originais feitas em casa, e alguns exemplos artesanais modernos.
Ingredientes: malte claro bem modificado, tanto American quanto Continental, mais maltes Crystal ou escuros devem completar a lista de maltes. Lúpulos americanos são típicos, mas variedades nobres ou do Reino Unido também podem ser usadas. Água com moderado teor de carbonato poderia balancear apropriadamente a acidez do malte escuro.
Estatísticas vitais:
IBUs: 20-40 SEM: 18-35 OG: 1.045-1.060 FG: 1.010-1.016 ABV: 4.3-6.2%
Exemplos comerciais: Bell’s Best Brown, Smuttynose Old Brown Dog Ale, Big Sky Moose Drool Brown Ale, North Coast Acme Brown, Brooklyn Brown Ale, Lost Coast Downtown Brown, Left Hand Deep Cover Brown Ale


Ilustra o espaço de hoje a Lost Coast Downton Brown, exemplar também encontrado em



E assim termina a família American Ale. Amanhã começa a família English Brown Ale, com o subestilo Mild. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: