sexta-feira, 30 de maio de 2008

11b) SOUTHERN ENGLISH BROWN


Aroma: doce-maltado, frequentemente com rico caráter de caramelo ou lembrando toffee. Moderadamente frutada, geralmente com notas de frutas escuras como ameixa e/ou ameixa-seca. Muito baixo a nenhum aroma de lúpulo. Sem diacetil.
Aparência: marrom-claro a escuro e pode ser quase preta. Quase opaca, embora deva ser relativamente clara no caso de ser translúcida. Espuma baixa a moderada, esbranquiçada a bronze.
Sabor: doçura maltada profunda, lembrando caramelo ou toffee no paladar e permanecendo até o final. Notas de biscoito e café são comuns. Pode ter moderada complexidade de frutas escuras. Baixo amargor de lúpulo. Sabor de lúpulo baixo a não-existente. Pouco ou nenhum sabor perceptível de malte tostado ou amargo escuro. Final moderadamente doce com aftertaste suave e maltado. Baixo a nenhum diacetil.
Paladar: corpo médio, mas a doçura residual pode dar uma impressão mais pesada. Carbonatação baixa a moderadamente baixa. De textura bem cremosa e suave, especialmente por sua gravidade.
Impressão geral: uma Brown Ale saborosa e orientada para o malte, com uma complexidade de fruta escura no sabor do malte. Pode ter alguma semelhança com versões menores de uma Sweet Stout ou versões doces de uma Dark Mild.
História: English Brown Ales geralmente se dividem em subestilos seguindo linhas geográficas. As do sul da Inglaterra (ou ‘estilo-Londres’) são mais escuras, mais doces e de mais baixa gravidade que suas primas do norte. Desenvolvida como um produto engarrafado no início do século XX como uma reação contra as Porter que eram produzidas em tonéis e lembravam vinho –frequentemente insuportavelmente suaves. Encaixavam-se bem ao fornecimento de água em Londres.
Comentários: cada vez mais rara; a Mann’s tem mais de 90% de market share no Reino Unido. Considerada por alguns como uma versão engarrafada da Dark Mild, mas o estilo é mais doce que virtualmente todos os exemplos modernos de uma Mild.
Ingredientes: malte Pale Ale inglês como base com uma saudável proporção de maltes caramelo mais escuros e frequentemente um pouco de malte escuro tostado e malte de trigo. Água com moderado a alto teor de carbonato deve balancear apropriadamente a acidez do malte escuro. Variedades inglesas de lúpulo são mais autênticas, embora com pouco sabor e amargor quase qualquer tipo possa ser usado.
Estatísticas vitais:
IBUs: 12-20 SEM: 19-35 OG: 1.033-1.042 FG: 1.011-1.014 ABV: 2.8-4.1%
Exemplos comerciais: Mann's Brown Ale (engarrafada, mas indisponível nos EUA), Harvey’s Nut Brown Ale, Woodeforde’s Norfolk Nog

Ilustra o espaço de hoje a Harvey’s Nut Brown Ale, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/harveys-nut-brown-ale/4359/

Termina amanhã a família English Brown Ale com o subestilo Northern English Brown Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: