quinta-feira, 15 de maio de 2008

6c) KÖLSCH


Aroma: muito baixo a nenhum aroma de malte Pils. Um aroma sutil e agradável de fruta vindo da fermentação (maçã, cereja ou pera) é aceitável, mas nem sempre presente. Um leve aroma de lúpulo nobre é opcional, mas não deslocado (está presente apenas em uma pequena minoria de versões autênticas). A presença de levedo pode conferir um caráter lembrando levemente vinho ou enxofre (essa característica também é opcional, mas não chega a ser uma falha).

Aparência: dourado bem claro a dourado claro. Versões autênticas são filtradas para uma claridade brilhante. Tem uma delicada espuma branca que pode não persistir.

Sabor: paladar suave e completo contendo um delicado balanço no sabor entre o malte suave ainda que atenuado, uma quase imperceptível doçura frutada vinda da fermentação e um amargor médio-leve a médio com uma delicada secura e leve azedume no final (mas sem um aftertaste pesado). O sabor de lúpulo nobre é variável e pode oscilar de baixo a moderadamente alto; a maioria vai de médio-baixo a médio. Um ou dois exemplos (o que mais se destaca é o Dom) são perceptivelmente adocicados pelo malte. Algumas versões podem ter água ligeiramente mineralizada ou com enxofre e característica de levedo que acentua a secura e o balanço do sabor. Algumas versões podem ter ligeiro sabor de trigo, embora seja bem raro. De outra forma é bem limpa, sem diacetil ou fusels.

Paladar: suave e fresco. Corpo médio-leve, embora algumas versões possam te-lo médio. Carbonatação média a média-leve. Geralmente bem atenuada.

Impressão geral: uma cerveja limpa, fresca e delicadamente balanceada usualmente com sabores e aromas de fruta bem sutis. Uma maltagem subjugada através do gole leva a uma agradável refrescância no final. É facilmente confundida por leigos como sendo uma Light Lager, uma Pilsner sutil ou talvez uma Blonde Ale.

História: Kölsch é um título protegido pela Kölsch Konvention e é restrito às 20 cervejarias dentro e nas redondezas de Colônia (Köln). A Convenção simplesmente define a cerveja como uma 'Vollbier leve, altamente atenuada, lúpulo-acentuada, limpa e de alta-fermentação'.

Comentários: servida em um copo alto e esguio de 200ml chamado 'stange'. Cada cervejaria de Köln produz uma cerveja de características diferentes e cada uma interpreta a Convenção também de modo particular. Permite uma gama de variações dentro do estilo. Perceba que as versões mais secas podem parecer mais lupuladas ou mais amargas que as especificações de IBU podem sugerir. Devido ao seu perfil de sabor delicado, tende a ter uma vida relativamente curta na prateleira, exemplos mais velhos podem demonstrar defeitos de oxidação. Algumas cervejarias em Köln (ex: Dom e Hellers) estão produzindo versões jovens e não-filtradas conhecidas como Wiess (que não deve ser incluída nessa categoria).

Ingredientes: lúpulos nobres alemãos (Hallertau, Tettnang, Spalt ou Hersbrucker). Malte alemão Pils ou Pale. Levedo atenuador e limpo, para Ales. Até 20% de trigo pode ser usado, mas isso é bem raro nas versões autênticas. A água pode variar de extremamente suave a moderadamente mineralizada. Fermentada a temperaturas baixas como as ale (59-65ºF - não tive tempo para calcular para Celsius, se alguém tiver, espero colaborações) e lagerizada por pelo menos um mês, embora muitos cervejeiros de Colônia fermentem-na a 70ºF e depois a lagerizem por mais duas semanas.

Estatísticas vitais:

IBUs: 20-30 SRM: 3.5-5 OG: 1.044-1.050 FG: 1.007-1.011 ABV: 4.4-5.2%

Exemplos comerciais: disponíveis apenas em Colônia: PJ Früh, Hellers, Malzmühle, Paeffgen, Sion, Peters, Dom; versões para importação disponíveis em partes da América do Norte: Reissdorf, Gaffel; versões não-alemãs: Eisenbahn Dourada, Goose Island Summertime, Alaska Summer Ale, Harpoon Summer Beer, New Holland Lucid, Saint Arnold Fancy Lawnmower, Capitol City Capitol Kölsch, Shiner Kölsch

Ilustra a foto a Reissforf Kölsch, cerveja que também pode ser encontrada em


Termina amanhã a família Light Hybrid Beer com o subestilo American Wheat ou Rye Beer. Até lá!
Cheers!


Nenhum comentário: