domingo, 4 de maio de 2008

3) EUROPEAN AMBER LAGER 3a) VIENNA LAGER


Aroma: moderadamente rico aroma de malte alemão (variedade de Viena e/ou de Munique). Um aroma leve de malte tostado pode estar presente. Similar, embora menos intensa que a Oktoberfest. Característica limpa de lager, mas sem ésteres frutados ou diacetil. Aroma de lúpulo nobre pode ser baixo ou nenhum. Aroma de caramelo é inapropriado.

Aparência: coloração vai de âmbar avermelhado claro a cobre. Claridade brilhante. Espuma grande, esbranquiçada e persistente.

Sabor: suave e elegante complexidade de malte aparece logo no começo, com um amargor de lúpulo firme o suficiente para fornecer um final balanceado. Alguma característica tostada do uso de malte Viena. Sem sabor tostado ou de caramelo. Final bem seco, com malte e amargor de lúpulo presentes no aftertaste. Sabor de lúpulo nobre pode ser baixo ou nenhum.

Paladar: corpo médio-leve a médio, de gentil cremosidade. Carbonatação moderada. Suave. Final moderadamente fresco. Pode apresentar um pouco de aquecimento alcoólico.

Impressão geral: caracterizada por maltagem suave e elegante que seca no final para evitar que se torne adocicada.

História: a Amber Lager original desenvolvida por Anton Dreher pouco após o isolamento do levedo de Lager. Quase extinta em sua região de origem, o estilo continua no México, para onde foi levado por Santiago Graf e outros cervejeiros imigrantes austríacos no final do século XIX. Infelizmente, os exemplos mais modernos usam adjuntos que diminuem a rica complexidade de malte característica dos melhores exemplos do estilo. Muito de sua característica se deve ao método de maltagem, com o malte Viena. Caráter de malte mais leve que o da Oktoberfest, ainda que decididamente balanceada em relação ao malte.

Comentários: versões americanas podem ser um pouco mais fortes, secas e mais amargas, enquanto as européias tendem a ser mais doces. Muitas Amber e Dark Lager mexicanas costumavam ser mais autênticas, mas infelizmente agora estão mais como as doces e carregadas de adjuntos American Dark Lager.

Ingredientes: o malte Viena fornece um levemente tostado e complexo perfil de malte rico em melanoidina. Como com as Oktoberfest, apenas os mais finos maltes de qualidade podem ser usados, juntamente com lúpulos Continental (de preferência variedades nobres). Água moderadamente forte e rica em carbonato. Pode usar alguns maltes de caramelo e/ou maltes mais escuros para adicionar cor e doçura, mas maltes de caramelo não devem adicionar aroma e sabor significantes e maltes escuros não devem fornecer nenhuma característica tostada.

Estatísticas vitais:

IBUs: 18-30 SRM: 10-16 OG: 1.046-1.052 FG: 1.010-1.014 ABV: 4.5-5.5%

Exemplos comerciais: Great Lakes Eliot Ness (incomum em seu teor alcoólico de 6,2% e 35IBUs), Boulevard Bobs 47 Munich-Style Lager, Negra Modelo, Old Dominion Aviator Amber Lager, Gordon Biersch Vienna Lager, Capital Winsconsin Amber, Olde Saratoga Lager, Penn Pilsner.

Povoa a foto de hoje a incomum Greal Lakes Eliot Ness, cujas características podem ser conferidas em http://www.ratebeer.com/beer/great-lakes-eliot-ness/1221/

Segue amanhã a família European Amber Lager com o subestilo Oktoberfest/Märzen. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: