quinta-feira, 22 de maio de 2008

8c) EXTRA SPECIAL/STRONG BITTER (ENGLISH PALE ALE)


Aroma: aroma de lúpulo moderadamente alto a moderadamente baixo, e pode usar qualquer variedade de lúpulos embora os do Reino Unido sejam mais tradicionais. Aroma de malte médio a médio-alto, geralmente com baixo a moderadamente forte componente de caramelo (embora esse traço possa ser mais sutil nas versões mais claras). Ésteres frutados médio-baixos a médio-altos. Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos sejam permitidos. Pode ter leves notas secundárias de enxofre e/ou álcool em alguns exemplos (opcional).
Aparência: dourado a cobre escuro. Claridade boa a brilhante. Espuma branca baixa a moderada a esbranquiçada. Uma espuma pequena é aceitável quando a carbonatação for baixa.
Sabor: amargor médio-alto a médio com evidentes sabores auxiliares de malte. Normalmente tem doçura caramelizada de malte que oscila entre moderadamente baixa a algo forte. Sabor de lúpulo vai de moderado a moderadamente alto (qualquer variedade, embora os lúpulos do RU que lembrem terra, resina e/ou flores sejam mais tradicionais). O amargor d sabor do lúpulo deve ser perceptível, mas não deve dominar totalmente os sabores de malte. Pode apresentar baixos níveis de sabores secundários de malte (ex: nozes, biscoitos), adicionando complexidade. Moderadamente baixos a altos ésteres frutados. Opcionalmente pode apresentar baixos volumes de álcool e até um moderado sabor mineralizado/enxofrado. Final médio-seco a seco (particularmente se água com enxofre tiver sido usada). Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos sejam aceitos.
Paladar: corpo médio-leve a médio-cheio. Baixa a moderada carbonatação, embora versões comerciais engarrafadas as tenham mais altas. Versões mais fortes podem ter leve aquecimento alcoólico, mas essa característica não deve ser muito alta.
Impressão geral: uma English Ale cuja força varia de média a moderadamente forte. O balanço pode oscilar entre malte e lúpulo a algo amargo. A facilidade de beber é um componente crucial do estilo; a ênfase ainda está na adição de lúpulo para amargar em vez da agressiva lupulagem média e tardia vista nas American Ales. Um estilo bem amplo que permite considerável interpretação por parte do cervejeiro.
História: Bitters fortes podem ser vistas como versões de gravidade mais alta das melhores Bitter (embora não necessariamente das ‘mais premium’ já que as Best Bitter são tradicionalmente o produto mais fino feito pelo cervejeiro). Já que a cerveja é vendida categorizada pela força no RU, essas cervejas costumam apresentar algum sabor de álcool (talvez para deixar o consumidor saber que eles estão tendo o que procuravam). Na Inglaterra de hoje a ‘ESB’ é uma marca exclusiva da cervejaria Fuller’s; na América, o nome tem sido cooptado para descrever Ales do tipo inglês que sejam maltadas, amargas, avermelhadas e de teor alcoólico padrão (para os EUA). A lupulagem pode ser inglesa ou uma combinação desta última com a americana.
Comentários: maior evidência de malte e sabores de lúpulo que em uma Special ou Best Bitter. Versões mais fortes podem sobrepor-se às Old Ales, embora as Strong Bitter tendam a ser mais claras e mais amargas. A ESB da Fuller’s é uma cerveja única com perfil amplo e complexo de malte, não encontrado em outros exemplos; a maioria das Strong Bitter são mais frutadas e lupuladas. Algumas modernas variantes inglesas são envasadas exclusivamente com malte claro e são conhecidas como Golden ou Summer Bitters. A maior parte das versões engarrafadas ou acondicionadas em barris pequenos produzidas no RU são versões mais alcoólicas de seus produtos armazenados em barris maiores e destinados especificamente à exportação. Os níveis IBU geralmente não são ajustados, então as versões disponíveis nos EUA não costumam corresponder às subcategorias do estilo na Grã-Bretanha. As English Pale Ale são geralmente consideradas cervejas premium, claras, de teor alcoólico para exportação e amargas que têm uma certa semelhança com a Strong Bitter, embora reformulada para engarrafamento (incluindo conter carbonatação mais alta).
Ingredientes: maltes Pale Ale, Amber e/ou Crystal, podendo ser usado um toque de malte escuro para ajuste de cor. Pode usar adjuntos de açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses são mais típicos, embora variedades americanas e européias estejam se tornando mais comuns (particularmente nos exemplos mais claros). Levedo inglês de personalidade. As versões ‘Burton’ podem usar água com médio a alto teor de sulfato.
Estatísticas vitais:
IBUs: 30-50 SRM: 6-18 OG: 1.048-1.060 FG: 1.010-1.016 ABV: 4.6-6.2%
Exemplos comerciais: Fullers ESB, Adnams Broadside, Shepherd Neame Bishop's Finger, Young’s Ram Rod, Samuel Smith’s Old Brewery Pale Ale, Bass Ale, Whitbread Pale Ale, Shepherd Neame Spitfire, Marston’s Pedigree, Black Sheep Ale, Vintage Henley, Mordue Workie Ticket, Morland Old Speckled Hen, Greene King Abbot Ale, Bateman's XXXB, Gale’s Hordean Special Bitter (HSB), Ushers 1824 Particular Ale, Hopback Summer Lightning, Great Lakes Moondog Ale, Shipyard Old Thumper, Alaskan ESB, Geary’s Pale Ale, Cooperstown Old Slugger, Anderson Valley Boont ESB, Avery 14’er ESB, Redhook ESB


Ilustra a foto de hoje a Fuller's ESB, exemplar que pode ser encontrado em lojas especializadas brasileiras e também em http://www.ratebeer.com/beer/fullers-esb/290/


Começa amanhã a família Scottish and Irish Ale, com os subestilos Scottish Light, Heavy e Export. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: