domingo, 6 de fevereiro de 2011

CARTA AO LEITOR

Olá amigos!
Hoje, excepcionalmente, a postagem será diferente. Não publicarei review sobre nenhuma cerveja e tampouco textos sobre copos e estilos de cerveja.
O texto de hoje tem como objetivo clarificar o objetivo desse blog e também alguns conceitos vistos aqui.
A razão de eu estar fazendo isso é que vieram a meu conhecimento, ontem, algumas críticas sobre o material que vem sendo postado nesse beerlog. Tentarei dividir essas críticas, que considerei extremamente positivas, em tópicos.
1 - As análises são muito parecidas e contêm muitas "besteiras" (poderia usar outra palavra, mas optei pela mesma que me foi repassada).
A "raiz" de minha análise é um formulário de itens a serem cobertos que está disponível para download. Nesse formulário, constam quatro categorias: aparência (da espuma, do corpo, formação de colarinho, etc), aroma (divididos em categorias de malte e seus derivados, lúpulo e seus derivados, levedura e seus derivados e miscelânea, que não se derivam dos três anteriores), sabor (inicial e final, com cinco nuances principais - amargor, dulçor, acidez, azedumes de vinagre e leite azedo e salgado) e, finalmente, o paladar (corpo, textura, carbonatação e final). Essas quatro categorias sempre estão presentes em qualquer análise que eu faça, independente de eu gostar ou não da cerveja. Comentários extras são feitos quando noto algo de diferente na cerveja, digno de menção - tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. Caso não haja algo que eu perceba diferenciado, ou mesmo não pense em algo a respeito na ocasião da análise, a mesma consta apenas daquelas quatro categorias.
O segundo ponto, das "besteiras", é realmente muito relativo, principalmente ao considerarmos que cada um tem direito a uma opinião e paladar e olfato, assim como gosto, variam bastante de pessoa pra pessoa, cada qual sempre sentirá e provará aromas e sabores diferentes dos outros e, portanto, é difícil recriminar alguém por algo que tenha farejado ou degustado e a gente não. Por outro lado, todos os que tem um mínimo conhecimento do mundo da cerveja, sabem que existem muitos e muitos estilos da mesma e por isso mesmo, há diretrizes que diferenciam os mesmos. Creio que o guia do BJCP (Beer Judge Certification Program - Programa de Certificação de Jurados de Cerveja, em uma tradução livre) seja uma das biblias do estilo e confira um dos parâmetros mais fidedignos para se conferir se as características de uma cerveja (aparência, aroma, sabor e paladar) realmente pertencem ao estilo ou são provenientes de algum "defeito" na produção. O "problema" é que, como disse anteriormente, são MUITOS estilos e nem sempre podemos, e creio que nem devemos, estar com o material do BJCP ao lado na hora de fazer as análises para evitar de escrever besteira. Também não decorei, e também não creio que algum dia vá, todas as características de todos os estilos, e admiro os que tenham conseguido. É lógico que quem aprecia, degusta e escreve sobre cervejas como hobby, a exemplo de mim, tem certa "obrigação" ao menos de conhecer as principais características dos principais estilos, e é isso que tento, aos poucos, fazer. Mas confesso que não acho nada fácil.
Esse foi um dos motivos pelos quais criei esse blog. Compartilhar minhas impressões, receber críticas construtivas pelas mesmas e aumentar meu conhecimento a partir daí. Nunca fiz um curso de produção de cerveja, as informações que uso para minhas análises são todas de leituras de texto que fiz a partir da Internet, daí o porque de algumas análises minhas não conterem comentários a altura de quem já tenha conhecimentos mais técnicos, aos quais, caso se sintam ofendidos por alguma "besteira" que eu tenha escrito, peço perdão. Ainda assim, espero no futuro fazer algum curso sobre produção de cerveja, o que talvez me permita aumentar o nível técnico de minhas análises. Enfim, espero que esse "mea culpa" explique um pouco o funcionamento de minhas análises.
2) A seção custo-benefício pode estar desagradando a donos de bares que vendem cervejas artesanais e alguns produtores das mesmas, nos casos em que digo que os valores cobrados não compensam serem pagos.
Até ontem, nunca havia pensado que minhas opiniões poderiam ou não influenciar pessoas a comprarem ou deixarem de comprar essa ou aquela cerveja simplesmente pelo fato de eu escrever que vale ou não a pena pagar certo valor por elas. É uma faca de dois gumes: nos casos positivos poderia estar ajudando e nos negativos, prejudicando. Sei que muitos custos estão envolvidos no processo, tanto para quem produz a cerveja, tanto como para quem a vende ao consumidor final. É exatamente por isso que resolvi, a partir de hoje, descontinuar essa parte das análises. Para evitar me indispor com lojas, bares e cervejarias de onde quer e seja, prefiro deixar como suficiente apenas a nota da cerveja para que o leitor decida por si mesmo se vale a pena ou não pagar tal valor por tal cerveja. Reitero que não estou tentando fazer média nenhuma com donos de bares, lojas ou cervejarias. É simplesmente um reconhecimento de minha parte de que tais comentários meus produzem mais malefícios do que benefícios e podem ofender pessoas que dispendem de muito esforço para produzir cerveja e também manter seus bares com as mais diversas artesanais a venda.
3) A análise por unidades de Skol não é muito criteriosa.
Essa crítica é uma das mais antigas com a que me deparo nesse beerlog. Já expliquei o processo algumas vezes e o farei novamente hoje.
Porque escolhi a Skol como "parâmetro"? Recebi críticas dizendo que Skol não é cerveja e não poderia ser usada como parâmetro pra nada. Concordo plenamente e é exatamente por isso que a escolhi como a unidade e é exatamente por isso que muito poucas cervejas receberam avaliação menor que 1Skol. Exemplificando: se uma cerveja recebe nota 5Skol, significa que a mesma me proporcionou uma satisfação 5 vezes maior que se tivesse tomado uma Skol, ou que, teoricamente, seria 5x melhor que a mesma. É óbvio que essa é uma avaliação totalmente subjetiva, afinal, não teria um patamar mínimo de nota (creio que até hoje tenha sido 0,8 Skol) e tampouco uma avaliação máxima (daí o objetivo de ter uma nota em aberto). Caso tenham ficado dúvidas sobre esse método de avaliação, abro meu email pessoal para esclarecimentos: danielyabu@yahoo.com
Com o tempo, no entanto, vários comentários de leitores em dúvida em relação ao índice Skol foram chegando, reclamando do critério. Foi aí que decidi incluir uma segunda nota, essa mais criteriosa, que iria de 1.0 a 5.0, essa baseada no formulário do ratebeer.com que utilizo também para as análises. Essa nota é formada pela média de 4 itens: aparência (de 1 a 5), aroma (1 a 10), sabor (1 a 10) e paladar (1 a 5).
Ou seja, enquanto a nota em unidades de Skol leva em conta tão-somente o prazer que o sabor da cerveja me proporcionou, a nota de 1 a 5 leva em conta os 4 itens analisados, explicando o porque da disparidade de certas notas. Ora bolas, como pode uma cerveja receber 10 Skol e 3.0/5.0 e outra 20 Skol e 2.8/5.0, por exemplo? É só pensar que a primeira cerveja pode ter apresentado melhor aroma e aparência que a segunda. E que a segunda me proporcionou um prazer maior ao degusta-la, sendo "duas vezes" mais saborosa que a primeira. A nota em Skol é muito mais passional, a outra, bem mais analítica.
Bem, amigos. Creio que tenha conseguido me explicar claramente e reitero que não quero me indispor com ninguém e que meu objetivo é apenas aprender e divulgar minhas opiniões sobre cerveja. Minha intenção nunca foi ofender alguém de maneira pessoal, mas apenas criticar o que não me agradou e louvar o que apreciei, sempre visando críticas construtivas, o que peço que as façam a mim, assim como aconteceu ontem. Como disse antes, tampouco quero fazer média, por isso manterei minhas avaliações em unidades Skol e nas notas de 1 a 5 também. Também quero reforçar que não sou nenhum especialista e que as opiniões publicadas aqui são as de um admirador de cerveja procurando aprender e querendo divulgar suas opiniões. Dito isso e pra não me repetir ainda mais, abro mais uma vez meu email para os leitores que prefiram uma comunicação na qual não tenham que se expor: danielyabu@yahoo.com. Aos leitores que concordem ou discordem de minha decisão e queiram expressar sua opinião, podem também me mandar email ou então comentar aqui no beerlog.
Agradeço a todos pela atenção e comunico que amanhã volto aos posts normais.
Long live the beer!

Nenhum comentário: