sábado, 5 de julho de 2008

19c) AMERICAN BARLEY WINE


Aroma: maltagem intensa e riquíssima. Caráter de lúpulo moderado a incisivo e frequentemente mostrando variedades americanas cítricas ou lembrando resina (embora outras variedades, como variedades inglesas florais, que lembram terra ou condimentadas, ou ainda uma mistura de variedades, possam ser usadas). Baixo a moderadamente fortes ésteres frutados e aromáticos alcoólicos. O caráter de malte pode ser doce, caramelado, lembrando pão, ou moderadamente neutro. Entretanto, a intensidade dos aromas geralmente diminui com o tempo. Sem diacetil.

Aparência: a coloração pode variar de âmbar claro a cobre médio; em raras ocasiões pode chegar a ser marrom clara. Geralmente apresenta luzes rubi. Moderadamente baixa a grande espuma, que pode ser esbranquiçada ou bronze claro; pode ter baixa retenção de espuma. Pode ser turva com uma névoa fresca em temperaturas mais baixas, mas geralmente clareia em nível bom a brilhante enquanto ganha temperatura. A cor pode aparentar grande profundidade, como se estivesse sendo vista por uma grossa lente de vidro. Alto teor alcoólico e viscosidade podem ser percebidas nas ‘lágrimas’ que se formam quando a cerveja é agitada em movimentos circulares dentro do copo.

Sabor: forte e intenso sabor de malte com amargor perceptível. Moderadamente baixa a moderadamente alta doçura maltada no paladar, embora o final possa ser de algo doce a bem seco (dependendo do envelhecimento). O amargor de lúpulo pode variar de moderadamente forte a agressivo. Apesar de fortemente maltado, o balanço deve sempre parecer amargo. Moderado a alto sabor de lúpulo (qualquer variedade). Baixo a moderado teor de ésteres frutados. Perceptível presença de álcool, mas sabores agudos ou solventes de álcool são indesejáveis. Os sabores irão suavizar-se e perder força ao longo do tempo, mas qualquer caráter oxidado deve ser atenuado (e geralmente ser mascarado pelo caráter do lúpulo). Pode ter alguns sabores de malte lembrando pão ou caramelo, que não devem ser altos. São inapropriados sabores de malte tostado ou queimado. Sem diacetil

Paladar: encorpada e consistente, com textura aveludada e lasciva (embora o corpo possa ficar mais ralo com longas armazenagens). Deve estar presente um aquecimento alcoólico, desde que não seja excessivamente quente. Não deve ser xaroposa nem pouco atenuada. Carbonatação pode ser baixa a moderada, dependendo da idade e acondicionamento.

Impressão geral: uma bem lupulada interpretação americana do estilo mais rico e mais forte de English Ale. O caráter de lúpulo deve ser evidente todo o tempo, mas não precisa ser desbalanceado. Teor alcoólico e amargor de lúpulo geralmente se combinam para formar um final bem duradouro.

História: usualmente a Ale mais forte oferecida por uma cervejaria, e, nos anos mais recentes, muitos exemplos comerciais têm sido datados com suas safras. Normalmente é significativamente envelhecida antes de ser lançada. Frequentemente associada ao inverno ou à temporada de feriados.

Comentários: a versão americana do Barley Wine tende a dar maior ênfase ao amargor, sabor e aroma de lúpulo que sua contrapartida inglesa, e frequentemente apresenta variedades americanas de lúpulo. Difere de uma Imperial IPA no fato de que os lúpulos não são extremos, o malte é mais avançado, o corpo é mais rico e tem mais personalidade.

Ingredientes: malte claro bem modificado deve formar a espinha dorsal da malha de grãos. Alguns maltes especiais ou de caráter podem ser usados. Maltes escuros devem ser usados com grande restrição, isso se forem, já que boa parte de sua coloração provém de uma longa fervura. Lúpulos americanos cítricos são comuns, embora quaisquer variedades possam ser usadas em quantidade. Geralmente faz uso de levedo americano atenuador.

Estatísticas vitais:

IBUs: 50-120 SRM: 10-19 OG: 1.080-1.1.20 FG: 1.016-1.030 ABV: 8-12%

Exemplos comerciais: Sierra Nevada Bigfoot, Great Divide Old Ruffian, Victory Old Horizontal, Rogue Old Crustacean, Avery Hog Heaven Barleywine, Bell’s Third Coast Old Ale, Anchor Old Foghorn, Three Floyds Behemoth, Stone Old Guardian, Bridgeport Old Knucklehead, Hair of the Dog Doggie Claws, Lagunitas Olde GnarleyWine, Smuttynose Barleywine, Flying Dog Horn Dog


Ilustra o espaço de hoje a Anchor Old Foghorn Ale, exemplar também encontrado em

http://ratebeer.com/beer/anchor-old-foghorn-ale/4728/


E assim termina a família Strong Ale. Amanhã começa a família Fruit Beer, com um subestilo de mesmo nome. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: