quarta-feira, 30 de julho de 2008

28) SPECIALTY CIDER AND PERRY 28a) NEW ENGLAND CIDER

Essa família inclui bebidas feitas com a adição de condimentos e/ou outras frutas, aquelas feitas com volumes substanciais de fontes de açúcares para aumentar a gravidade inicial e a bebida feita de uma combinação de suco de maçã e pêra (também chamado de ‘pider’).As mesmas características gerais e descrições de faltas se aplicam às Specialty Ciders bem como às Standard Cider, com exceção dos adjuntos permitidos.

Essa é uma Cider feita com maçãs características de New England por sua acidez relativamente alta, com adjuntos para aumentar os níveis de álcool.

Aroma/sabor: uma saborosa cidra seca com robusto caráter de maçã, forte teor alcoólico e sabores derivados de adjuntos de açúcar.

Aparência: clara a bilhante, cor pálida a amarelo médio.

Paladar: substancial, alcoólico. Tanino moderado.

Impressão geral: corpo e caráter substancial.

Comentários: adjuntos podem incluir açúcar branco e mascavo, melado, pequenos volumes de mel e ameixa-seca. Dos adjuntos se espera um aumento de gravidade inicial bem acima daquele que pode ser alcançado pelo uso isolado de maçãs. Esse estilo se utiliza por vezes de envelhecimento em barris, caso este em que há caráter de carvalho, como em vinhos envelhecidos em barris. Se o barril foi anteriormente usado para envelhecer bebidas destiladas de forte teor alcoólico, algumas notas de sabor de tais bebidas (ex: whisky ou rum) também podem estar presentes, mas devem ser sutis.

Variedades: Northern Spy, Roxbury Russet, Golden Russet

Estatísticas vitais:

OG: 1.060 – 1.100 FG: 0.995 – 1.010 ABV: 7 – 13%

Exemplos comerciais: não há exemplos comerciais conhecidos de New England Cider.

Continua amanhã a família Specialty Cider and Perry com o subestilo Fruit Cider. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: