terça-feira, 8 de julho de 2008

21b) CHRISTMAS/WINTER SPECIALTY SPICED BEER


Um rápido e tardio, mas sincero agradecimento aos leitores que acompanham esse Beerlog nos seus sete meses de vida. Long live the beer!

Aroma: uma ampla gama aromática é possível, embora muitos exemplos sejam remanescentes de cookies natalinos, pão de gengibre, pudins natalinos ingleses, árvores de abeto ou condimentos triturados. Qualquer combinação aromática que sugira que a temporada de feriados é bem-vinda. O estilo base da cerveja geralmente tem um perfil maltado que auxilia a apresentação balanceada dos aromas vindos de condimentos e possivelmente outros ingredientes especiais. Fermentáveis adicionais como mel, melado e xarope de borbo podem emprestar seus aromas únicos. Traços de lúpulo geralmente estão ausentes, subjugados ou ligeiramente condimentados. Algum caráter de fruta (geralmente de casca cítrica desidratada, ou frutas secas como uva-passa ou ameixa) é opcional, mas aceitável. Aromas alcoólicos podem ser encontrados em alguns exemplos, mas esse caráter deve ser restrito. O aroma geral deve ser balanceado e harmonioso, e frequentemente é moderadamente complexo e convidativo.

Aparência: coloração âmbar médio a marrom bem escuro (são mais comuns estas últimas). Usualmente clara, embora versões mais escuras possam ser virtualmente opacas. Alguma turbidez gelada é aceitável. Geralmente apresenta uma espuma bem formada, de coloração esbranquiçada a bronze.

Sabor: muitas interpretações são possíveis, permitem criatividade por parte do cervejeiro desde que o produto resultante seja balanceado e forneça alguma apresentação de condimentos. Condimentos associados com a temporada de feriados são típicos (como mencionado na seção Aroma). Os condimentos e fermentáveis opcionais devem ser auxiliares e misturar-se bem com o estilo base da cerveja. Sabores ricos, maltados e/ou doces baseados em malte são comuns, e podem incluir caramelo, nozes, chocolate ou tostagem. Podem incluir algo de frutas secas e casca de frutas secas como uva-passa, ameixa, figo, casca de laranja ou limão. Pode incluir sabores distintos de fermentáveis específicos (melado, mel, açúcar mascavo, etc), embora esses elementos não sejam solicitados. Leve caráter de árvore de abeto ou qualquer outra árvore verdejante é opcional, mas encontrado em alguns exemplares. A ampla gama de ingredientes especiais deve ser auxiliar e balanceada, não tão destacada que se sobreponha à cerveja base. Amargor e sabor de lúpulo são geralmente restritos a ponto de não interferirem com os condimentos e ingredientes especiais. Geralmente tem final bem encorpado e satisfatório, frequentemente com sabor de álcool. Características de malte tostado são raras e usualmente não mais fortes que chocolate.

Paladar: uma ampla gama de interpretações é possível. O corpo geralmente vai de médio a cheio e uma certa consistência maltada está geralmente presente. Moderadamente baixa a moderadamente alta carbonatação é típica. Muitos exemplos irão expor algum conteúdo alcoólico bem envelhecido e que aqueça, sem que seja demasiado quente. As cervejas não precisam ser excessivamente fortes para que mostrem algum aquecimento.

Impressão geral: uma cerveja condimentada mais forte e mais escura que geralmente possui um corpo rico e final aquecido que sugere um bom acompanhamento para a fria estação de inverno.

História: através da história cervejas de teor alcoólico mais alto e maior riqueza têm sido saboreadas durante o inverno, quando velhos amigos se reúnem para aproveitar a estação. Muitas cervejarias produzem versões sazonais únicas que podem ser mais escuras, mais fortes, condimentadas ou de outra forma com mais personalidade que suas cervejas tradicionais. Versões condimentadas são tradição americana ou belga, já que cervejarias inglesas ou alemãs tradicionalmente não usam condimentos em suas cervejas.

Ingredientes: geralmente Ales, embora existam algumas Lagers escuras fortes. Condimentos são solicitados e geralmente incluem aqueles evocativos da época do natal (ex: pimenta inglesa, noz-moscada, canela, cravo, gengibre), mas qualquer combinação é possível e a criatividade é encorajada. Casca de fruta (ex: laranja, limão) pode ser usada, bem como sutis adições de outras frutas. Pode usar uma ampla gama de males do tipo Crystal, particularmente aqueles que dão sabores de frutas escuras ou caramelo. Adjuntos saborosos geralmente são usados (ex: melado, açúcar mascavo, mel, xarope de borbo, etc).

Comentários: o balanço geral é a chave de uma Christmas Beer bem feita. Os ingredientes especiais devem complementar o estilo original e não sobrepor-se a ele. O cervejeiro deve reconhecer que algumas combinações de estilos base de cerveja com certos ingredientes especiais funcionam bem juntos, enquanto outros não formam combinações harmoniosas. Se o estilo-base for um estilo clássico, o estilo original deve sobressair-se em aroma e sabor. Quando quer que condimentos, ervas ou fermentáveis adicionais sejam declarados, cada um deve ser perceptível e distinto em sua própria maneira (embora não necessariamente seja identificado individualmente, balanceado com outros ingredientes ainda é crítico). As Warmer inglesas de inverno (algumas das quais são etiquetadas como Christmas Ales) geralmente não não condimentadas e devem ser incluídas na categoria Old Ale. Christmas Ales de estilo belga devem ser incluídas na categoria 16E Belgian Specialty Ale.

Estatísticas vitais: OG, FG, IBUs, SRM e ABV irão variar dependendo do estilo-base implícito da cerveja. O ABV geralmente ultrapassa 6% e a maior parte dos exemplos tem coloração escura.

Exemplos comerciais: Anchor Our Special Ale, Harpoon Winter Warmer, Weyerbacher Winter Ale, Nils Oscar Julöl, Goose Island Christmas Ale, North Coast Wintertime Ale, Great Lakes Christmas Ale, Lakefront Holiday Spice Lager Beer, Samuel Adams Winter Lager, Troegs The Mad Elf, Jamtlands Julöl


Ilustra o espaço de hoje a Samuel Adams Winter Lager, exemplar também encontrado em

http://ratebeer.com/beer/samuel-adams-winter-lager/168/


E assim termina a família Spice, Herb or Vegetable Beer. Amanhã começa a família Smoke-Flavored/Wood-aged Beer, com o subestilo Classic Rauchbier. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: