Normalmente inclui estilos da Normandia mais cidras inspiradas por esses estilos, incluindo cidras feitas por várias técnicas para atingir o perfil de sabor francês. Essas cidras são feitas com variedades de maçã agridoces e amargas-agudas, cultivadas especificamente para o feitio de cidra. Procedimentos franceses tradicionais usam pequenos volumes de sal e compostos de cálcio (clorito e carbonato de cálcio) para auxiliar no processo de coagulação da pectina. Esses compostos podem ser usados na pré-fermentação, mas em quantidade limitada.
Aroma/sabor: caráter/aroma frutado, que pode vir de uma fermentação lenta (na técnica francesa de ‘défécation’) ou aproximada, com adoçamento reverso feito com suco. Tende a uma rica complexidade.
Aparência: clara a brilhante, cor dourado-médio a dourado-escuro.
Paladar: médio a encorpado, preenche a boca. Taninos moderados aparentes principalmente na forma de adstringência. Carbonatação moderada a semelhante a de um Champagne. Em níveis mais altos não deve ser borbulhante nem espumante.
Impressão geral:média a doce, encorpada, rica.
Variedades: Nehou, Muscadet de Dieppe, Reine dês Pommes, Michelin, etc.
Estatísticas vitais:
OG: 1.050 – 1.065 FG: 1.010 – 1.020 ABV: 3 – 6%
Exemplos comerciais: [US] West County Reine de Pomme (MA), Rhyne Cider (CA); [France] Eric Bordelet (várias), Etienne Dupont, Etienne Dupont Organic, Bellot
Ilustra o espaço de hoje a Bordelet Poire Granit, exemplar também localizado em
http://ratebeer.com/beer/bordelet-poire-granit/28469/
Continua depois de amanhã a família Standard Cider and Perry com o estilo Common Perry. Até lá!
Cheers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário