segunda-feira, 7 de julho de 2008

21A) SPICE, HERB OR VEGETABLE BEER


Aroma: o caráter de condimentos, ervas e/ou vegetais (SHV) em particular deve ser perceptível no aroma; entretanto, alguns SHV (ex: gengibre, canela) têm aromas mais fortes e se destacam mais que outros (ex: alguns vegetais) e possibilitam caráter e intensidade de SHV numa escala que vai de sutil a agressiva. O caráter individual do SHV nem sempre pode ser identificado quando usado em combinação. O caráter do SHV deve ser agradável e auxiliar, não artificial e dominador. Como em todas as cervejas de especialidade, uma cerveja de SHV apropriada deve ser um harmonioso balanço dos SHV utilizados com o estilo de cerveja implícito. Lúpulos aromáticos, subprodutos de levedo e componentes de malte podem não ser percebidos quando algum SHV estiver presente. Esses componentes (especialmente lúpulo) também podem ser intencionalmente subjugados para permitir que o caráter do SHV persista até o final. Se a cerveja base for uma Ale, então uma frutagem não específica e/ou outros subprodutos da fermentação como o diacetil podem estar presentes como apropriados para fermentações em mais altas temperaturas. Se a cerveja base for uma lager, então menos subprodutos da fermentação seriam apropriados. Algum aroma de malte pode ser desejável, especialmente nos estilos escuros. Aroma de lúpulo pode estar ausente ou balanceado com o SHV, dependendo do estilo. O SHV deve adicionar uma complexidade extra à cerveja, mas não deve ser tão destacada que altere o balanço da apresentação final.
Aparência: deve ser apropriada à cerveja base sendo usada e irá variar dependendo da mesma. Para cervejas de coloração clara com condimentos, ervas ou vegetais que exibam cores destacadas, tais cores devem ser perceptíveis na cerveja e possivelmente na espuma. Pode ser alguma turbidez ou ser clara. A formação de espuma pode ser adversamente afetada por alguns ingredientes, como o chocolate.
Sabor: assim como no aroma, o caráter distinto de um SHV em particular deve ser perceptível e pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo. O caráter individual do SHV usado nem sempre será identificado quando usado em combinação. O balanço da fruta com a cerveja implícita é vital e o caráter da fruta não deve ser tão artificial nem dominante a ponto de sobrepor-se à cerveja. Amargor de lúpulo, sabor, sabores de malte, teor alcoólico e subprodutos da fermentação, como ésteres ou diacetil, devem ser apropriados à cerveja base e harmoniosos e balanceados com os distintos sabores de SHV presentes. Esses componentes (especialmente os lúpulos) podem ser intencionalmente subjugados para permitir que o caráter do SHV persista até o final. Alguns SHV são amargos por natureza e podem resultar em uma cerveja mais amarga que o estilo base declarado.
Paladar: pode variar dependendo da cerveja base selecionada e se for apropriado àquele da cerveja base. Corpo e carbonatação devem ser apropriados ao estilo da cerveja base sendo apresentada. Alguns SHV podem dar mais corpo e/ou suavidade, embora adições fermentáveis possam deixar a cerveja mais rala. Alguns SHV podem adicionar um pouco de adstringência, embora um caráter ‘cru’ de condimento seja indesejável.
Impressão geral: um harmonioso casamento de condimentos, ervas e/ou vegetais com cerveja. Os atributos-chave do estilo implícito devem ser diferentes com a adição de SHV; a cerveja base não deve ter o mesmo sabor da versão não-adulterada. Deve ser julgada com base no prazer proporcionado por e no balanço da combinação resultante.
Comentários: o balanço geral é a chave de uma SHB Beer bem feita. Os SHV devem complementar o estilo original e não sobrepor-se a ele. O cervejeiro deve reconhecer que algumas combinações de estilos base de cerveja com certos SHV funcionam bem juntos, enquanto outros não formam combinações harmoniosas. Se o estilo-base for um estilo clássico, o estilo original deve sobressair-se em aroma e sabor. O caráter individual de um SHV pode nem sempre ser identificável quando usado em combinações. Essa categoria também inclui cervejas baseadas em pimenta chilly, café, chocolate ou nozes (ou combinações desses itens). Perceba que muitas cervejas belgas de especialidade baseadas em condimentos podem ser incluídas na categoria 16E. cervejas que têm apenas fermentáveis adicionais (mel, melado, xarope de borbo, açúcares, etc) devem ser incluídas na categoria Specialty Beer.
Estatísticas vitais: OG, FG, IBUs, SRM e ABV irão variar dependendo do estilo-base implícito da cerveja.
Exemplos comerciais: Alesmith Speedway Stout, Founders Breakfast Stout, Traquair Jacobite Ale, Rogue Chipotle Ale, Young’s Double Chocolate Stout, Bell’s Java Stout, Fraoch Heather Ale, Southampton Pumpkin Ale, Rogue Hazelnut Nectar, Hitachino Nest Real Ginger Ale, Breckenridge Vanilla Porter, Left Hand JuJu Ginger Beer, Dogfish Head Punkin Ale, Dogfish Head Midas Touch, Redhook Double Black Stout, Buffalo Bill's Pumpkin Ale, BluCreek Herbal Ale, Christian Moerlein Honey Almond, Rogue Chocolate Stout, Birrificio Baladin Nora, Cave Creek Chili Beer

Ilustra o espaço de hoje a Rogue Chipotle Ale, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/rogue-chipotle-ale/33254/


Termina amanhã a família Spice, Herb ou Vegetable Beer com o subestilo Christmas/Winter Specialty Spiced Beer. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: