sábado, 19 de julho de 2008

25c) OTHER FRUIT MELOMEL


Aroma: dependendo da doçura e força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e fruta (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que versões doces ou Sack).O caráter de fruta deve exibir aromas distintos associados a uma fruta em particular; entretanto, algumas frutas (ex: framboesa, morango) – permitem uma escala de caráter e intensidade de fruta que vai de sutil a agressiva. O caráter de fruta deve ser agradável e auxiliar, não artificial e inapropriadamente dominante (considerando o caráter da fruta). Em um Melomel de fruta misturado, nem todas as frutas podem ser individualmente identificável ou apresentarem intensidades iguais. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a bem perceptível caráter peculiar, refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes e/ou mais doces trarão mais álcool e doçura ao nariz. Algum azedume pode estar presente se já existir naturalmente na fruta usada, mas não deve ser inapropriadamente intenso. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, exceto com relação a cor, que pode assumir uma ampla gama de cores, dependendo da variedade das frutas e méis usados. Para variedades de cor clara com frutas que exibam cores distintas, a coloração deve ser perceptível. A cor da fruta em uma Mead é freqüentemente mais clara que a carne da fruta em si e pode assumir tonalidades ligeiramente diferentes. Produtos feitos com frutas de cor mais clara também podem assumir a cor de méis particulares. Em Meads que produzem espuma, a mesma também pode assumir um pouco da fruta da cor.

Sabor: a intensidade dos sabores de fruta e mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo do nível de doçura declarado (seco a doce) e o teor alcoólico declarado (Hidromel a Sack). Acidez natural e taninos em algumas frutas e a pele da fruta podem dar algum azedume e adstringência para balancear doçura, sabor de mel e álcool. Um Melomel pode ter sutil a forte caráter de mel, e pode apresentar perceptível a destacado caráter peculiar se uma variedade diferente de mel for declarada (diferentes variedades têm diferentes intensidades). O caráter de um sabor distinto associado à(s) fruta(s) em particular deve ser perceptível, e pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo. O balanço da fruta com o Mead implícito é vital e o caráter de fruta não deve ser artificial nem inapropriadamente dominante. Em um Melomel de fruta misturado, nem todas as frutas podem ser identificáveis individualmente ou estarem presentes em iguais intensidades.

Paladar: se aplica a descrição padrão. A maioria será semelhante à vinho. Alguma acidez natural e/ou adstringência estarão por vezes presentes (de algumas frutas ou então da pele das mesmas) e ajuda a balancear a impressão geral. Os taninos da fruta podem dar corpo bem como alguma adstringência. Altos níveis de adstringência são indesejáveis. A acidez e os níveis de adstringência devem refletir um tanto da fruta usada.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo, a fruta é tanto distinta como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Diferentes tipos de fruta podem resultar em características amplamente diferentes; permitem uma variação no produto final.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Um Melomel é um Mead padrão feito com a adição de outras frutas ou suco de frutas. Deve haver uma atraente mistura de fruta e caráter de mel, mas não necessariamente em um balanço exato. Um Melomel pode ser feito com uma mistura de frutas; entretanto,um Melomel que é condimentado ou contém outros ingredientes deve ser incluído na categoria Open Mead. Tipos de Melomel feitos com maçã ou uva devem ser incluídos nas categorias Cyser ou Pyment, respectivamente.

Comentários: geralmente um bom balanço tanino-doçura é desejável, embora exemplos bem secos e bem doces existam. Algumas frutas, notavelmente mais escuras, como amoras, podem contribuir com uma presença de taninos semelhante à de vinhos tintos. Algumas propriedades oxidativas podem ser apropriadas em certos Meads de frutas, dando-lhes caráter de sherry ou vinho do Porto.

Exemplos comerciais: White Winter Blueberry, Raspberry and Strawberry Melomel, Redstone Black Raspberry and Sunshine Nectars, Bees Brothers Raspberry Mead, Intermiel Honey Wine and Raspberries, Honey Wine and Blueberries, and Honey Wine and Blackcurrants, Long Island Meadery Blueberry Mead, Mountain Meadows Cranberry and Cherry Meads


Ilustra o espaço de hoje o Mountain Meadows Cranberry Mead, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/mountain-meadows-cranberry-mead/34876/


E assim termina a família Melomel. Amanhã começa a família Other Mead, com o subestilo Metheglin. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: