domingo, 6 de julho de 2008

20) FRUIT BEER

Aroma: aromáticos destacados associados com a(s) fruta(s) em particular devem sem perceptíveis no aroma; entretanto, algumas frutas (ex: framboesa, cereja) tem aromas mais fortes e se destacam mais que outras (ex: amora, morango) – dão vazão a uma escala de caráter e intensidade da fruta que vai de sutil a agressivo. O caráter da fruta deve ser agradável e auxiliar, não artificial e inapropriadamente dominadora (considerando o caráter da fruta) nem deve ter defeitos como oxidação. Como em todas as cervejas de especialidade, uma boa cerveja de fruta deve ser um balanço harmonioso das frutas utilizadas com estilo de cerveja implícito. Lúpulos aromáticos, subprodutos do levedo e componentes do malte da cerveja implícita não tão perceptíveis quando a fruta estiver presente. Esses componentes (especialmente os lúpulos) também podem ser intencionalmente subjugados para permitir que o caráter da fruta persista até o final. Se a cerveja base for uma Ale, então uma frutagem não específica e/ou outros subprodutos da fermentação como o diacetil podem estar presentes como apropriados para fermentações em mais altas temperaturas. Se a cerveja base for uma lager, então menos subprodutos da fermentação seriam apropriados. Algum aroma de malte pode ser desejável, especialmente nos estilos escuros. Aroma de lúpulo pode estar ausente ou balanceado com fruta, dependendo do estilo. A fruta deve adicionar uma complexidade extra à cerveja, mas não deve ser tão destacada que altere o balanço da apresentação final. Algum azedume pode estar presente se já ocorrer naturalmente na(s) fruta(s) usada(s), mas não deve ser inapropriadamente intenso.
Aparência: deve ser apropriada à cerveja base sendo usada e irá variar dependendo da mesma. Para cervejas de coloração clara com frutas que exibem cores distintas, a cor deve ser perceptível. A cor da fruta na cerveja é frequentemente mais clara que a polpa da fruta em si e pode assumir tons escuros ligeiramente diferentes. Cervejas de fruta podem ter alguma turbidez ou ser clara, embora a turbidez geralmente seja indesejável. A espuma pode assumir um pouco da cor da fruta.
Sabor: assim como no aroma, o caráter distinto de uma fruta em particular deve ser perceptível e pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo. O balanço da fruta com a cerveja implícita é vital e o caráter da fruta não deve ser tão artificial e/ou inapropriadamente dominante que se assemelhe a um drink feito com suco de frutas. Amargor de lúpulo, sabor, sabores de malte, teor alcoólico e subprodutos da fermentação, como ésteres ou diacetil, devem ser apropriados à cerveja base e harmoniosos e balanceados com os distintos sabores de fruta presentes. Esses componentes (especialmente os lúpulos) podem ser intencionalmente subjugados para permitir que o caráter da fruta persista até o final. Algum azedume pode estar presente caso já ocorra na fruta em particular, mas não deve ser inapropriadamente intenso. A fruta geralmente dá sabor, e não doçura às Fruit Beer. O açúcar encontrado na fruta usualmente sofre fermentação total e contribuir para sabores mais leves e um final mais seco do que era esperado para o estilo base. Entretanto, a doçura residual não é necessariamente uma característica negativa a menos que tenha uma qualidade crua, não-fermentada.
Paladar: pode variar dependendo da cerveja base selecionada e se for apropriado àquele da cerveja base. Corpo e carbonatação devem ser apropriados ao estilo da cerveja base sendo apresentada. A fruta geralmente adiciona fermentáveis que tendem a deixar a cerveja mais rala; a cerveja resultante deve ser mais rala que o esperado para o estilo base em si.
Impressão geral: um harmonioso casamento de fruta e cerveja. Os atributos-chave do estilo implícito devem ser diferentes com a adição de fruta; a cerveja base não deve ter o mesmo sabor da versão não-adulterada. Comentários: o balanço geral é a chave de uma Fruit Beer bem feita. A fruta deve complementar o estilo original e não sobrepor-se a ele. O cervejeiro deve reconhecer que algumas combinações de estilos base de cerveja e algumas frutas funcionam bem juntos, enquanto outros não formam combinações harmoniosas. Se o estilo-base for um estilo clássico, o estilo original deve sobressair-se em aroma e sabor. Fruta envelhecida pode às vezes ter sabor e aroma característicos similares aos de Sauternes, Sherry ou Tokaj.
Estatísticas vitais: OG, FG, IBUs, SRM e ABV irão variar dependendo do estilo-base implícito, mas a fruta geralmente será refletida na cor.
Exemplos comerciais: New Glarus Belgian Red and Raspberry Tart, Bell’s Cherry Stout, Dogfish Head Aprihop, Great Divide Wild Raspberry Ale, Founders Rübæus, Ebulum Elderberry Black Ale, Stiegl Radler, Weyerbacher Raspberry Imperial Stout, Abita Purple Haze, Melbourne Apricot Beer and Strawberry Beer, Saxer Lemon Lager, Magic Hat #9, Grozet Gooseberry and Wheat Ale, Pyramid Apricot Ale, Dogfish Head Fort
Povoa o espaço de hoje a Pyramid Apricot Ale, também encontrada em http://www.ratebeer.com/beer/pyramid-apricot-ale/952/
E assim termina a família Fruit Beer. Começa amanhã o estilo Spice/Herb/Vegetable Beer, com o subestilo de mesmo nome. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: