sexta-feira, 6 de junho de 2008

13c) OATMEAL STOUT


Aroma: aromas suaves de grão tostado, frequentemente com caráter lembrando café. Uma leve doçura pode implicar em uma impressão de café e creme. Deve ter baixa a média frutagem. Diacetil médio-baixo a nenhum. Aroma de lúpulo baixo a nenhum (mais comum em variedades do Reino Unido). Um leve aroma de aveia é opcional.
Aparência: coloração marrom-médio a preto. Espuma grossa, cremosa, persistente vai de bronze a marrom na cor. Pode ser opaca (se não for, deve ser clara).
Sabor: paladar médio doce a médio seco, com a complexidade de aveias e grãos escuros tostados presente. O uso de aveias pode adicionar notas de nozes, grãos ou terra. Os grãos escuros podem combinar com doçura de malte para dar a impressão de chocolate ao leite ou café com creme. Médio amargor de lúpulo com balanço pendendo ao malte. Diacetil médio-baixo a nenhum. Sabor de lúpulo médio-baixo a nenhum.
Paladar: corpo médio-cheio a cheio, suave, sedoso. Chega a ser oleosa e escorregadia em alguns casos devido à aveia. Cremosa, carbonatação média a média-alta.
Impressão geral: uma Ale muito escura, encorpada, tostada e maltada, com sabor complementar de aveia.
História: uma variedade sazonal de Sweet Stout que usualmente é menos doce que a original e confia na aveia para dar corpo e complexidade em vez de lactose para corpo e doçura.
Comentários: doçura geralmente entre Sweet e Dry Stouts. Variações existem, de moderadamente doce a bem seca. O nível de amargor também varia, assim como a impressão de aveia. O leve uso desse cereal pode dar uma certa sedosidade ao corpo e riqueza de sabor, enquanto o uso pesado de aveia pode ser moderadamente intenso em sabor com uma impressão quase oleosa na boca.
Ingredientes: malte claro, caramelo e escuro tostado. Grãos. Aveia (5-10%+) é usada para deixa-la ainda mais encorpada e com sabor mais complexo. Lúpulos primariamente usados para dar amargor. Levedo de Ale. A fonte de água deve ter alguma mineralização carbonada.
Estatísticas vitais:
IBUs: 25-40 SRM: 22-40 OG: 1.048-1.065 FG: 1.010-1.018 ABV: 4.2-5.9%
Exemplos comerciais: Samuel Smith Oatmeal Stout, Young's Oatmeal Stout, McAuslan Oatmeal Stout, Maclay’s Oat Malt Stout, Broughton Kinmount Willie Oatmeal Stout, Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout, Tröegs Oatmeal Stout, New Holland The Poet, Goose Island Oatmeal Stout, Wolaver’s Oatmeal Stout

Embeleza o espaço de hoje a Samuel Smith Oatmeal Stout, espécime também localizado em

Continua amanhã a família Stout com o subestilos Foreign Extra Stout. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: