sexta-feira, 20 de junho de 2008

16d) BIÈRE DE GARDE


Aroma: destacada doçura maltada, geralmente com complexo e leve a moderado caráter tostado. Alguma caramelização é aceitável. Poucos a moderados ésteres. Baixo a nenhum aroma de lúpulo (pode ser um pouco condimento ou herbal). Versões comerciais frequentemente terão um caráter mofado, amadeirado e lembrando adega, difíceis de obter com cervejas domésticas. Versões mais claras ainda serão maltadas, mas terão falta de aromatização mais rica e profunda e podem ter um pouco mais de lúpulo. Sem diacetil.
Aparência: três variações principais podem existir (loira, âmbar e marrom), então a coloração varia de loiro dourado a bronze-avermelhado a marrom-castanho. Boa a pobre claridade, embora turbidez não seja inesperada nesse tipo de cerveja tipicamente não-filtrada. Espuma bem formada, geralmente branca a esbranquiçada (varia com a cor da cerveja), suportada por alta carbonatação.
Sabor: médio a alto sabor de malte, frequentemente com doçura tostada, lembrando toffee ou caramelo. Sabor e complexidade de malte tendem a aumentar ao passo que a cerveja se torna mais escura. Baixo a moderado nível de ésteres e sabores alcoólicos. Médio-baixo amargor de lúpulo fornece algum suporte, mas o balanço sempre pende em relação ao malte. O sabor de malte dura até o final, que deve ser de médio-seco a seco, nunca inebriante. O álcool pode trazer alguma secura adicional ao final. Baixo a nenhum sabor de lúpulo, embora versões mais pálidas possam ter níveis ligeiramente mais altos de sabor herbal ou condimentado de lúpulo (que também pode vir do levedo). Caráter suave, bem lagerizado. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio a médio-leve (ralo), frequentemente com caráter suave e sedoso. Moderada a alta carbonatação. Moderato teor alcoólico, que deve ser bem suave e nunca quente.
Impressão geral: uma cerveja artesanal de fazenda, moderadamente forte, lagerizada e com malte acentuado.
História: seu nome significa literalmente ‘cerveja que foi armazenada ou lagerizada’. Uma tradicional Ale artesanal de fazenda do norte da França envasada no começo da primavera e mantida em adegas resfriadas para serem consumidas em climas mais quentes. Não é produzida o ano inteiro. Ligada ao estilo belga Saison, a principal diferença é que a Biére de Garde é mais rica, doce e balanceada, mais focada no malte, geralmente tem um ‘caráter de adega’ e não apresenta a condimentação e o azedume de uma Saison.
Comentários: três variações principais são incluídas no estilo: a marrom (brune), a loira (blonde) e a âmbar (ambrée). As versões mais escuras terão mais caráter de malte, enquanto as mais claras podem ter mais lúpulo (mas ainda serão cervejas focadas em malte). Um estilo relacionado é a Bière de Mars, que é envasada em Março (Mars) para consumo rápido e não envelhece tão bem. Os índices de atenuação estão na escala de 80-85%. Existem exemplares mais encorpados, que são bem mais raros.
Ingredientes: o ‘caráter de adega’ observado nos exemplos comerciais é improvável de ser duplicado pelas cervejarias caseiras já que procede de moldes e levedos nativos. Versões comerciais geralmente terão caráter ‘de rolha’, seco e adstringente que é frequentemente identificado erroneamente como de adega. Versões caseiras portanto são mais claras. Os maltes base variam pela cor da cerveja, mas usualmente incluem os tipos claro, Vienna e Munich. A caramelização do recipiente metálico tende a ser usada mais que os maltes Crystal, quando presente. Versões mais escuras terão complexidade e doçura de malte mais ricas vindas dos maltes do tipo Crystal. Açúcar pode ser usado para dar sabor e ajudar a compor o final seco. Levedo de Lager ou Ale fermentado em temperaturas frias de Ale, seguida por longo condicionamento resfriado (4-6 semanas para operações comerciais). Água com baixo teor de mineralização. Lúpulos continentais florais, herbais ou condimentados.
Estatísticas vitais:
IBUs: 18-28 SRM: 6-19 OG: 1.060-1.080 FG: 1.008-1.016 ABV: 6-8.5%
Exemplos comerciais: Jenlain (amber), Jenlain Bière de Printemps (blond), St. Amand (brown), Ch’Ti Brun (brown), Ch’Ti Blond (blond), La Choulette (todas as 3 versões), La Choulette Bière des Sans Culottes (blond), Saint Sylvestre 3 Monts (blond), Biere Nouvelle brown), Castelain (blond), Jade (amber), Brasseurs Bière de Garde (amber), Southampton Bière de Garde (amber), Lost Abbey Avante Garde (blond)

Ocupa o espaço de hoje a Jenlain Ambrée, exemplar encontrado em algumas lojas especializadas brasileiras e também em http://www.ratebeer.com/beer/jenlain-ambrée/4677/


Termina amanhã a família Belgian e French Ale com o subestilos Belgian Specialty Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: