sábado, 21 de junho de 2008

16e) BELGIAN SPECIALTY ALE


Aroma: variável. Grande parte exibe volumes variáveis de ésteres frutados, fenóis condimentados e/ou levedos aromatizantes. Aromas vindos de adições verdadeiras de condimentos podem estar presentes. O aroma de lúpulo pode ir de nenhum a alto, e pode incluir caráter seco-lupulado. Aroma de malte pode ser baixo a alto e pode incluir caráter de grãos que não a cevada, como trigo ou centeio. Alguns exemplares podem incluir aromas de microorganismos belgas, mais comumente Brettanomyces e/ou Lactobacilos. Sem diacetil.
Aparência: variável. A cor varia consideravelmente de dourado claro a muito escura. Claridade vai de turva a clara. Retenção de espuma usualmente boa. Geralmente a carbonatação vai de moderada a alta.
Sabor: variável. Uma grande variedade de sabores é encontrada nessas cervejas. A maltagem pode ir de leve a bem rica. Sabor e amargor de lúpulo podem ir de baixos a altos. Sabores condimentados podem ser agregados pelo levedo (fenólico) e/ou verdadeiras adições de condimentos. Pode incluir características de grãos como trigo ou centeio. Pode incluir sabores produzidos por microorganismos belgas, como Brettanomyces ou lactobacilos. Pode incluir sabores de adjuntos como xarope de açúcar caramelizado ou mel.
Paladar: variável. Algumas são bem atenuadas, e então com corpo moderadamente leve para sua gravidade original, enquanto outras são espessas e ricas. A maioria é moderadamente a altamente carbonatada. Uma sensação de aquecimento do álcool pode estar presente em exemplos mais fortes. Uma sensação ‘enrugadora’ na boca pode estar presente devido à acidez.
Impressão geral: variável. Essa categoria engloba uma ampla gama de Ales belgas produzidas por cervejeiros verdadeiramente artesanais, mais preocupados com a criação de produtos únicos que com aumentar as vendas.
História: cervejas únicas de pequenas cervejarias independentes belgas que eventualmente adquiriram popularidade local, mas estão longe de ser conhecidas foram de suas próprias regiões. Muitas alcançaram status de ‘cult’ nos EUA (e em outras partes do mundo) e agora destinam uma porção significativa de suas vendas para a exportação.
Comentários: essa é uma categoria que engloba qualquer estilo belga de cerveja que não se enquadre em qualquer outra categoria de estilo belga. A categoria pode ser usada para clones de cervejas específicas (ex: Orval, La Chouffe); para produzir uma cerveja que se enquadre em um estilo mais amplo que não possui uma categoria própria; ou para criar uma cerveja artesanal ou experimental de escolha própria do cervejeiro (ex: algo único como uma Strong Belgian Golden Ale com condimentos). A criatividade é o único limite na cervejaria, mas os criadores precisam identificar o que há de especial em suas criações. Essa categoria pode ser usada como uma ‘incubadora’ para estilos reconhecidos que não possuam uma categoria formal no BJCP. Alguns estilos que entram nessa classificação incluem:
- a cerveja de mesa Blond Trappist
- Blond artesanal
- Amber artesanal
- Brown artesanal
- Barley Wines de estilo belga
- Quadrupels trapistas
- Christmas Beers belgas condimentadas
- Stout belga
- IPA belga
- Strong e/ou Dark Saison
- Flanders vermelha ou marrom baseada em frutas
Ingredientes: pode incluir ervas e/ou condimentos. Pode incluir grãos e maltes pouco usuais, embora o caráter de grãos deva ser aparente como um ingrediente-chave. Pode incluir adjuntos como xarope de açúcar caramelizado e mel. Pode incluir microorganismos belgas como Brettanomyces e lactobacilos. Técnicas não usuais, como misturas, podem ser usadas primariamente para chegar a um resultado particular.
Estatísticas vitais:
IBUs: variável SRM: variável OG: variável FG: variável ABV: variável
Exemplos comerciais: Orval; De Dolle’s Arabier, Oerbier, Boskeun and Stille Nacht; La Chouffe, McChouffe, Chouffe Bok and N’ice Chouffe; Ellezelloise Hercule Stout and Quintine Amber; Unibroue Ephemere, Maudite, Don de Dieu, etc.; Minty; Zatte Bie; Caracole Amber, Saxo and Nostradamus; Silenrieu Sara and Joseph; Fantôme Black Ghost and Speciale Noël; Dupont Moinette, Moinette Brune, and Avec Les Bons Voeux de la Brasserie Dupont; St. Fullien Noël; Gouden Carolus Noël; Affligem Nöel; Guldenburg and Pere Noël; De Ranke XX Bitter and Guldenberg; Poperings Hommelbier; Bush (Scaldis); Moinette Brune; Grottenbier; La Trappe Quadrupel; Weyerbacher QUAD; Bière de Miel; Verboden Vrucht; New Belgium 1554 Black Ale; Cantillon Iris; Russian River Temptation; Lost Abbey Cuvee de Tomme and Devotion, Lindemans Kriek and Framboise, e muitas outras

Ilustra o espaço de hoje a Orval, exemplar também encontrado em

http://www.ratebeer.com/beer/orval/835/

E assim termina a família Belgian e French Ale. Tem início amanhã a família Sour Ale, com o subestilo Berliner Weisse. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: