domingo, 8 de junho de 2008

13e) AMERICAN STOUT

Como já é de praxe, a cada aniversário mensal desse Beerlog é feito um agradecimento aos leitores. Dr-Beer completa hoje meio ano de existência, com uma média mensal de mais de 500 impressões de páginas. Seguindo a tradição, peço que todos que gostem do que aqui encontram espalhem a palavra e reunam cada vez mais apreciadores de cerveja em torno de um objetivo maior, o enriquecimento do conhecimento cervejeiro de todos, compartilhando informações, opiniões e críticas construtivas. Long live the beer!

Aroma: moderado a forte aroma de maltes tostados, frequentemente apresentando qualidade de café tostado ou chocolate escuro. Aromas queimados ou de carvão vegetal são baixos ou nenhum. Médio a muito baixo aroma de lúpulo, geralmente com notas cítricas ou de resina. Caracter de lúpulo americano. Ésteres são opcionais, mas podem estar presentes até uma média intensidade. Leves aromas derivados de álcool também são opcionais. Sem diacetil.
Aparência: geralmente bem preta, embora algumas variedades possam aparentar ser marrom bem escuro. Espuma grande e persistente de coloração bronze claro a marrom claro. Usualmente opaca.
Sabor: moderado a muito alto sabor de malte tostado, frequentemente com gosto de café, grãos de café tostado, chocolate escuro ou amargo. Pode ter um sabor base de café levemente queimado, mas esse caráter não deve se destacar demais, caso esteja presente. Baixa a média doçura de malte, geralmente com ricos sabores de chocolate ou caramelo. Médio a alto amargor. O sabor de lúpulo pode ir de baixo a alto e geralmente reflete variedades americanas com traços cítricos ou de resina. Leves ésteres podem estar presentes, mas não são requeridos. Final médio a seco, ocasionalmente com leve qualidade queimada. Sabores de álcool podem estar presentes até níveis médios, mas suaves. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio a cheio. Pode ser um tanto quanto cremosa, particularmente se um pequeno volume de aveia tiver sido usado para incrementar o paladar. Pode ter um pouco de adstringência derivada da tostagem, mas esse caráter não deve ser excessivo. Carbonatação média-alta a alta. Leve a moderadamente forte aquecimento alcoólico, mas suave e não excessivamente quente.
Impressão geral: uma Stout do estilo Foreign da variedade para exportação. Lupulada, amarga e fortemente tostada.
Comentários: as cervejarias expressam individualidade através da variação do perfil de malte tostado, doçura e sabor do malte e o volume de lúpulos finalizadores usados. Geralmente apresenta sabores de malte tostado e lupulagem mais ousados que outras Stouts tradicionais (exceto as Imperial Stout).
Ingredientes: maltes e levedo americanos comuns básicos. Variado uso de maltes escuros e tostados, bem como maltes do tipo caramelo. Adjuntos como farinha de aveia podem estar presentes em baixas quantidades. Variedades americanas de lúpulo.
Estatísticas vitais:
IBUs: 35-75 SRM: 30-40 OG: 1.050-1.075 FG: 1.010-1.022 ABV: 5-7%
Exemplos comerciais: Rogue Shakespeare Stout, Deschutes Obsidian Stout, Sierra Nevada Stout, North Coast Old No. 38, Bar Harbor Cadillac Mountain Stout, Avery Out of Bounds Stout, Lost Coast 8 Ball Stout, Mad River Steelhead Extra Stout

Ocupa o espaço de hoje o exemplar de nome pouco usual Rogue Shakespeare Stout, também encontrada em http://www.ratebeer.com/beer/rogue-shakespeare-stout/1087/

Termina amanhã a família Stout com o subestilos Russian Imperial Stout. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: