domingo, 22 de junho de 2008

17a) BERLINER WEISSE


Aroma: caráter agudo e algo ácido é dominante. Pode ter um caráter que chegue até moderadamente frutado. A frutagem pode aumentar com a idade e um caráter floral pode desenvolve-se. Um suave aroma de Brettanomyces pode estar presente. Sem aroma de lúpulo, diacetil nem DMS.
Aparência: coloração palha bem clara. Claridade varia de clara a algo turva. Espuma grande, densa e branca, com pouca retenção devido a alta acidez e ao baixo teor de proteína e lúpulo. Sempre efervescente.
Sabor: predomina uma limpa acidez lática que pode ser bem forte, embora não tão ácida como uma Lambic. Algum sabor complementar de pão ou grão de trigo é geralmente perceptível. O amargor de lúpulo é bem baixo. Um suave caráter de Brettanomyces pode ser detectado, bem como uma frutagem restrita (ambos opcionais). Sem sabor de lúpulo, diacetil nem DMS.
Paladar: corpo leve. Final bem seco. Carbonatação muito alta. Sem sensação de álcool.
Impressão geral: uma Ale de trigo bem pálida, azeda, refrescante e de baixo teor alcoólico.
História: uma especialidade regional de Berlim; chamada pelas tropas de Napoleão em 1809 como o ‘Champagne do Norte’ devido ao seu caráter espumante e elegante. Apenas duas cervejarias tradicionais ainda a produzem.
Comentários: na Alemanha, é classificada como uma Schankbier denotando uma pequena cerveja com gravidade inicial na escala 7-8ºP. geralmente servida com a adição de uma dose de xaropes de açúcar (‘mit schuss’), condimentadas com framboesa (‘himbeer’) ou aspérula-odorífera (‘waldmeister’) ou até misturada a uma Pils para contrapor o azedume substancial. É descrita por alguns como a cerveja mais puramente refrescante do mundo.
Ingredientes: o conteúdo de malte de trigo tipicamente constitui 50% da malha de grãos (como em todas as cervejas alemãs de trigo) com o restante sendo de malte Pilsner. Uma fermentação simbiótica com levedo de alta fermentação e Lactobacillus delbruckii confere um azedume agudo, que pode ser incrementado pela mistura de cervejas de diferentes idades durante a fermentação e por um envelhecimento resfriado estendido. O amargor de lúpulo é extremamente baixo. Uma única malha de decocção com lupulagem da polpa é tradicional.
Estatísticas vitais:
IBUs: 3-8 SRM: 2-3 OG: 1.028-1.032 FG: 1.003-1.006 ABV: 2.8-3.8%
Exemplos comerciais: Schultheiss Berliner Weisse, Berliner Kindl Weisse, Nodding Head Berliner Weisse, Weihenstephan 1809 (pouco usual com seus 5% ABV), Bahnhof Berliner Style Weisse, Southampton Berliner Weisse, Bethlehem Berliner Weisse, Three Floyds Deesko


Ocupa o espaço de hoje a Bayerischer Bahnhof Berliner Style Weisse, também encontrada em


Continua amanhã a família Sour Ale com o subestilo Flanders Red Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: