quinta-feira, 5 de junho de 2008

13b) SWEET STOUT


Aroma: suave de grãos tostados, algumas vezes com notas de café e/ou chocolate. Uma impressão de doçura parecida com creme frequentemente existe. Pode ser baixa a moderadamente frutada. Baixo a nenhum diacetil. Aroma de lúpulo baixo a nenhum.
Aparência: coloração marrom bem escuro a preta. Pode ser opaca (se não, deve ser clara). Espuma cremosa, bronze a marrom.
Sabor: grãos escuros tostados e maltes dominam o sabor como nas Dry Stout, e fornece sabores de café e/ou chocolate. O amargor de lúpulo é moderado (mais baixo que na Dry Stout). Doçura média a alta (frequentemente da adição de lactose) fornece um contraponto ao caráter tostado e ao amargor de lúpulo, e permanece até o final. Baixo a moderado teor de ésteres frutados. Diacetil baixo a nenhum. O balanço entre grãos e maltes escuros e doçura pode variar, de bem doce a moderadamente seco e algo tostado.
Paladar: médio-cheio a encorpado a cremoso. Baixa a moderada carbonatação. Alta doçura residual vinda de açucares não-fermentados incrementa a sensação duradoura na boca.
Impressão geral: uma Ale muito escura, doce, encorpada e ligeiramente tostada. Frequentemente tem o gosto de um café expresso adoçado.
História: um estilo inglês de Stout. Historicamente conhecidas como ‘Milk’ ou ‘Cream’ Stouts, legalmente essa designação não é mais permitida na Inglaterra (mas é aceitada em qualquer outro lugar). O nome ‘Milk’ (leite) se deve ao uso de lactose, como adoçante.
Comentários: as gravidades são mais baixas na Inglaterra e mais altas nos produtos americanos e para exportação. Variações existem, com o nível de doçura residual, a intensidade do caráter tostado e o balanço entre os dois, sendo as variáveis mais sujeitas à interpretação.
Ingredientes: a doçura na maior parte das Sweet Stouts vem de um nível de amargor mais baixo que o das Dry Stouts e uma alta porcentagem de dextrinas não-fermentáveis. A lactose, um açúcar não-fermentável, é frequentemente adicionado para prover doçura residual adicional. Base de malte claro, e pode usar cevada tostada, malte escuro, malte chocolate, malte Crystal e adjuntos como milho ou melado. Água altamente carbonatada é comum.
Estatísticas vitais:
IBUs: 20-40 SRM:30-40 OG: 1.044-1.060 FG: 1.012-1.024 ABV: 4-6%
Exemplos comerciais: Mackeson's XXX Stout, Watney's Cream Stout, Farson’s Lacto Stout, St. Peter’s Cream Stout, Marston’s Oyster Stout, Sheaf Stout, Hitachino Nest Sweet Stout (Lacto), Samuel Adams Cream Stout, Left Hand Milk Stout, Widmer Snowplow Milk Stout

Ilustra o espaço de hoje a Hitachino Nest Lacto Sweet Stout, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/hitachino-nest-lacto-sweet-stout/13577/

Continua amanhã a família Stout com o subestilo Outmeal Stout. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: