sábado, 28 de junho de 2008

18) BELGIAN STRONG ALE 18a) BELGIAN BLOND ALE


Aroma: leve de terra ou lúpulo condimentado, junto com levemente doce caráter de malte Pils. Mostra um caráter sutil de levedo que pode incluir fenóis condimentados, perfumados ou lembrando mel, levedo e ésteres frutados (comumente laranja ou limão). Leve doçura que pode apresentar ligeiro caráter de açúcar. Sutil ainda que complexo.
Aparência: coloração dourado claro a escuro. Geralmente bem clara. Espuma grande, densa e cremosa, de coloração branca a esbranquiçada. Boa retenção de espuma com formação belga.
Sabor: inicialmente leve a moderada doçura suave de malte Pils, mas com final médio-seco a seco, com um pouco de álcool suave se tornando evidente no retrogosto. Médios teores de lúpulo e amargor alcoólico para balancear. Leve sabor de lúpulo, que pode ser condimentado ou lembrando terra. Caráter bem suave de levedo (ésteres e alcoóis, que são por vezes perfumados ou lembrando laranja/limão). Fenóis levemente condimentados são opcionais. Apresenta algum açúcar ligeiramente caramelizado ou doçura lembrando mel no paladar.
Paladar: carbonatação média-alta a alta, pode dar uma sensação borbulhante consistente. Corpo médio. Leve a moderado aquecimento alcoólico, mas suave. Pode ser um tanto cremosa.
Impressão geral: uma Golden Ale de força moderada com sutil complexidade belga, ligeiro sabor doce e final seco.
História: relativamente recente desenvolvimento para um apelo aos bebedores europeus de Pils, se tornando mais popular à medida que é mais largamente comercializada e distribuída.
Comentários: força similar a de uma Dubbel, caráter similar ao de uma Belgian Strong Golden Ale ou Tripel, embora seja um tanto mais amargo e um pouco menos amarga. Frequentemente apresenta um caráter parecido ao de uma Lager, que lhe dá um perfil mais limpo em comparação ao de outros estilos. Os belgas usam o termo ‘Blond’, enquanto os franceses dizem ‘Blonde’. A maioria dos exemplos comerciais se enquadram na faixa de 6,5-7% de teor alcoólico. Muitas cervejas trapistas de mesa são chamadas ‘Blond’ mas não são representantes do estilo.
Ingredientes: malte Pils belga, maltes aromáticos, açúcar, variedades belgas de levedo que produzem alcoóis, fenóis e complexos ésteres perfumados, além de lúpulos nobres dos estilos Styrian Goldings ou East Kent Goldings. Tradicionalmente não há uso de condimentos, embora os ingredientes e os sub-produtos da fermentação possam dar a impressão de condimentação (geralmente reminiscentes de laranja ou limão).
Estatísticas vitais:
IBUs: 15-30 SRM: 4-7 OG: 1.062-1.075 FG: 1.008-1.018 ABV: 6-7.5%
Exemplos comerciais: Leffe Blond, Affligem Blond, La Trappe (Koningshoeven) Blond, Grimbergen Blond, Val-Dieu Blond, Straffe Hendrik Blonde, Brugse Zot, Pater Lieven Blond Abbey Ale, Troubadour Blond Ale

Ilustra o espaço de hoje a Leffe Blond, exemplar facilmente encontrado nos supermercados brasileiros e também localizado em http://www.ratebeer.com/beer/leffe-blond/2514/

Segue amanhã a família Belgian Strong Ale com o subestilo Belgian Dubbel. Até lá!
Cheers!

Nenhum comentário: